quarta-feira, 22 de abril de 2009
Mais uma...e sempre ao cair do pano.
Arbitragem razoável de Rudy Silva.
Fonte: Marrazes Jovem
Derrota da ingenuidade
Pelariga 3
Ilha: Alexandre Silva, André, Licinio, Bruno Duarte, Luís Pinto, Nicola, David Fernandes, João couto, Sandro, Ricardito e Ricardo (Silvestre aos 50')
Suplentes utilizados: João Leopoldo
Marcador: 1-0 sandro
Mais uma vez os juvenis da Ilha após chegarem a intervalo a vencer acabam por perder o jogo na segunda parte. Campo das Lagoas num estado impróprio para a prática do futebol, facto que acabou curiosamente por ser desvantajoso para a equipa da casa. Na primeira parte, a Ilha dispôs das melhores ocasiões tendo marcado por Sandro e originando mais uma ocasião de golo, quando Ricardito passa pelo guarda-redes adversário, remata isolado para a baliza, mas…mas… a bola ficou presa numa poça para desespero dos jogadores da casa. Ao intervalo o resultado aceitava-se. Na segunda parte, a Pelariga vira o jogo nos primeiros 10 minutos, primeiro numa jogada onde um avançado passa por Alexandre Silva e remata novamente para a poça mas na recarga empata o jogo e depois num contra ataque faz a revira volta no resultado. Depois disto só deu Ilha, com o guarda-redes visitante a ser o melhor jogador em campo negando todas as ofensivas Ilhenses, inclusive um penaltie que David Fernandes bateu. Já perto do fim a Pelariga marca o terceiro num lance onde o guarda-redes da casa esteve mal. Bom trabalho da equipa de arbitragem. Resultado injusto para a equipa da casa que penaliza fortemente a falta de finalização e a imaturidade demonstrada ao longo da segunda parte.
Alexandre Silva
quinta-feira, 16 de abril de 2009
Mundialito 2009
A equipa de sub-10 do G. D. I. viveu na semana de 4 a 11 de Abril uma experiência inesquecível. Participou no Mundialito, torneio onde participaram 130 equipas de 24 paises divididas por 3 escalões.
Sabado dia 04
A equipa chegou, fez as inscrições e instalou-se no Hotel tentando dormir porque no domingo começava a competição.
Domingo dia 05
Começava o nosso torneio frente ao Quarteirense, Equipa forte e habituada a estes palcos, entramos nervosos e aos 6 minutos perdiamos por 3-0, rectificamos, equilibramos o jogo em alguns momentos, mas não conseguimos evitar a derrota 7-5 contra uma equipa melhor que a nossa. Percebemos ali que em termos competitivos este torneio ia ser dificil.
À noite foi o grande desfile de abertura do torneio, bonito para os pais e fotógrafos
mas muito cansativo para nós, ainda a digerir a derrota.
Segunda dia 06
Dia do Spartak Moscovo, a motivação e o nervosismo eram evidentes, muita gente a ver a bola naquele que foi, para mim, o melhor jogo que a equipa fez desde que existe, contra uma equipa muito forte. Equilibramos o jogo em muitas fases e a 10 minutos do fim perdiamos 2-1, num grande jogo de sub10. Na parte final, a maior frescura fisica do adversário ditou o 4-1 final.
Terça dia 07
Jogo contra o Novachiclana, equipa espanhola que ficaria em segundo lugar no grupo, fizemos mais um bom jogo mas o nosso nervosismo e a falta de hábitos defensivos fizeram com que cometessemos 3 penalties e um livre indirecto na linha de pequena área. O Bruno ainda defendeu 2 penalties, numa grande exibição, mas o livre e o outro penaltie ditaram o resultado 2-1 para eles.
Quarta dia 08
Jogo contra o Foot21, escola de futebol que faz parte da organização e que tem muita proximidade ao Benfica, foi o nosso pior jogo. Quando percebemos que eles iam ganhar, porque fizeram o 2-0 e jogavam muito bem, descontrolamo-nos emocionalmente e neste tipo de torneio isso paga-se caro, com o nosso adversário a aproveitar para ganhar por 7-1.
Quinta dia 09
Jogo contra o Colégio Guadalupe, que viria a ganhar a taça amizade, mais um bom jogo contra uma boa equipa, muito bem organizada e que esteve sempre à frente no marcador, acabando por ganhar 7-6. Era o adeus ao torneio só com derrotas, foi dificil de digerir para uma equipa que não estava habituada nem a defender nem a perder.
Sexta e Sabado dias 10 e 11
Aproveitamos para passear, ver bom futebol infantil e usufruir da fantastica piscina coberta que o Hotel nos oferecia. Por fim foi a cerimónia de encerramento no Sabado ao final da tarde.
Depois foi a viagem de regresso.
Foi uma experiência muito boa para toda a comitiva, que nos faz olhar para o futebol de formação de outra forma e faz com que os miudos sintam que, embora ganhem muita vez, ainda têm um longo caminho até serem uma boa equipa.
Na minha opinião devemos fazer um esforço para que os nossos miudos ganhem o hábito de jogar em palcos desta dimensão, participando já no próximo ano com outro escalão.
Nuno Couto Fernandes
quarta-feira, 15 de abril de 2009
Torneio da Páscoa, mais um sucesso.
Alexandre Silva
Fotos (da esquerda para a direita e de cima apra baixo):
Sub11 Pombal, Sub11 Ilha, Jogada do jogo Ilha-Guia em Sub11, Sub8 da Ilha e Porto, Sub8 Leixões, Penalties Ilha-Porto, Sub12 Marrazes, Sub12 Ilha, Jogada do jogo Moita do Boi-Carnide em Sub9, Sub9 Ilha, Sub9 VATECA, Sub12 Guiense, Sub13 Ilha e Sub13 Mata Mourisca
sexta-feira, 10 de abril de 2009
Sp.Pombal vence torneio da Ilha no escalão de sub-11
O Sp.Pombal foi o grande vencedor do torneio da Páscoa, no escalão sub-11, ao superiorizar-se ao Marinhense, Guiense e Ilha. A formação pombalense, somou duas vitórias e uma derrota.
Torneio de sub111ª Jornada
Ilha 1-3 Sp. Pombal
Marinhense 6-3 Guiense
2ª Jornada
Ilha 3-3 Marinhense
Guiense 3-1 Sp.Pombal
3ª Jornada
Ilha 3-3 Guia
Pombal 5-2 Marinhense
Classificação final:
1-Sp.Pombal 7
2-Marinhense 6
3-Guiense 6
4-Ilha 5
Durante a tarde vai decorrer o torneio de sub-8 e à noite o de sub-12
Alexandre Silva
terça-feira, 7 de abril de 2009
Torneio de Páscoa, como começou e curiosidades
Começarei por fazer uma introdução de como surgiu o Torneio da Páscoa do Grupo Desportivo da Ilha que já vai na VI edição.
Em 2004, os responsáveis pelo futebol do G.D. Ilha, JORGE PINTO, Presidente do Clube e HELDER PEREIRA, Treinador da formação, deparam-se com um problema comum a muitos clubes em Portugal na altura. A impossibilidade de um grupo de 6 crianças entre os 10 e 12 anos de idade, de origem de Leste, poderem participar nos torneios organizados pela A.F. Leira, por razões, de ordem burocrática, que se prendiam com o processo de legalização dos cidadãos de Leste.
Para solucionar esta dificuldade e poder oferecer a este grupo de jovens a possibilidade de praticar desporto contribuindo assim de forma decisiva para a sua integração social, surge a ideia de criar o Torneio de Páscoa do Grupo Desportivo da Ilha.
Na 1ª Edição, o torneio contou com a presença de 12 equipas de 4 clubes diferentes. Desde então o torneio da Páscoa realizou-se todos os anos tendo vindo a crescer de forma gradual.
O Torneio de 2009 contará com a presença de 400 atletas representando 34 equipas de 20 clubes diferentes entre os quais: SL Benfica, FC Porto, Leixões SC, U. Lamas entre outros.
Após esta pequena história uma pequena estatística em comparação entre o Torneio dese ano e o do ano passado:
No que toca a participantes a edição passada contou com a presença de 280 crianças sendo que este ano a fasquia foi elevada para 400. O número de equipas passou de 20 repartidos por 4 escalões para 34 dividos por 6 escalões sendo estas 34 oriundas de vinte clubes distintos. Quanto á quantidade de jogos esta aumentou de 30 para 51 sendo a carga horária desta edição muio maior á do ano passado. Como pode ver este torneio tem tudo para ser um grande evento e esperamos por si no Campo das Lagoas no dia 10 e 11 de Abril.
segunda-feira, 6 de abril de 2009
Seniores perdem injustamente
Ilha 1
Ilha: Tomé, Artur (David), Claudio, Pedro Pedrosa , Micas (Luís), Bruno Martins, Milton, Gil Pinto, Marquito, Marco Fernandes e Guilherme
Suplentes não utilizados: Olivier, Nuno Fernandes...
Marcadores: 0-1 Marquito
A Ilha, como todos sabemos ainda não venceu esta época mas vinha para ese jogo moralizada pelos dois empates obtidos nos dois últimos jogos e defrontava uma equipa que aspirava alançar o terceiro posto da classificação. A Ilha entrou bastante melhor tendo inaugurado o marcador através de Marquito. O Alqueidão pressionou e chegou ao empate ainda antes do intervalo. Na segunda parte o Alqueidão volta a marca virando assim o resultado a seu favor. a Ilha até ao final do jogo dispôs das melhores ocasiões mas nunca consegiu concretiza-las somando assim mais uma derrota. O trio de arbitragem não esteve claramente ao nível do jogo tendo falhado várias vezes e em prol de ambas as equipas. Na próxima jornada somente depois da Páscoa a Ilha recebe os Marrazes onde se espera que consiga obter um resultado positivo.
Iniciados entram bem mas acabam por perder
Ranha 5
Os iniciados da Ilha apesar de estarem a jogar frente ao terceiro classificado mostraram uma grande garra e atitude e começaram bem o jogo pondo-se a vencer a meio da primeira parte. A Ranha pressinou bastante mas pecou sempre na finalização. Já perto do fim do primeiro tempo a Ranha chegou a igualdade. Ao intervalo o resultado ajustava-se pelas boas oportunidades que ambas as equipas tiveram. Na segunda parte, a história foi muito diferente e a Ranha entrou melhor logo a apontar 2 golos nos primeiros 10 minutos. a Ilha equilibrou o jogo mas mesmo assim a Ranha voltou a marcar pondo o resultado em 4-1. A Ilha respondeu e reduziu para 4-2 mas a Ranha voltaria a marcar e fixar o resultado final em 5-2. Quanto á equipa de arbitragem realizou uma boa exibição. Os iniciados voltam a entrar em acção na Sexta Feira diante o Ramalhais.
Derrota ao cair do pano
Avelar 2
Ilha: Alexandre Silva, André, Licinio, Bruno Duarte, Luís Pinto, Nicolas, Ricardo, Ricardito, Sandro, Mauro e João Leopoldo
Suplentes utilizados: Migas e Rodrigo
Suplentes não utilizados: Galga
Marcador: 1-0 Ricardito
À procura de nova vitória os Juvenis, sem jogadores titulares como David Fernandes, João Couto ou Silvestre partiam para este jogo com bastantes mexidas e com Iniciados nos convocados. Apesar de tudo, estes entraram melhor e logo a abrir o jogo, Ricardito aponta um golo de canto directo. Até ao fim da primeira parte, ambas as equipas dispuseram de várias oportunidades tendo a equipa visiante chegado ao golo já perto do apito para intervalo. Na segunda parte, o avelar carregou mas quase sempre sem grande inteligência e por poucas vezes a Ilha conseguiu soltar-se e ir á área avançada. Já mesmo em cima do apito final, André faz uma mão dentro da área e o árbitro prontamente marca grande penalidade que o Avelarense não desperdiçou e fez assim a reviravolta no resultado. No próximo Sábado os juvenis deslocam-se ao reduto da Almagreira onde esperam somar os três pontos.
sexta-feira, 3 de abril de 2009
Mundialito de Futebol 7
Torneio de Páscoa 2009
Séniores voltam a pontuar
Reviravolta sensacional sela vitória da Ilha
Ilha 3
Ilha: Alexandre Silva, Luís Pinto, Nicolas, André Crespo, Licínio Silva, João Couto, David Fernandes, João Leopoldo (Silvestre Silva 30'), Sandro, Ricardito e Ricardo Santos
Suplentes não utilizados: Galga, Fábio e Bruno Duarte
Marcadores: 1-0 Miguel, 2-0 Miguel, 2-1 Sandro, 2-2 Luís Pinto e 2-3 Ricardito
Derbie pombalense que colocava frente a frente Ranha e Ilha. A Ranha que vinha de duas vitórias moralizadoras defrontava uma Ilha, que não pontuava há três jornadas. As condições climatéricas não eram das melhores para a prática do futebol, com um intenso vento. A Ilha entrou mais forte e logo ao minuto cinco João Leopoldo com a baliza a mercê, e apenas com a tarefa de encostar remata com força para fora. Contra a corrente do jogo, e na primeira vez que a Ranha foi á baliza forasteira, Miguel isolou-se e após ultrapassar o guarda-redes da Ilha, fez o primeiro golo. Até ao final da primeira parte, a Ilha dispôs de algumas boas oportunidades, mas Lourenço manteve sempre a sua baliza inviolável. Ao intervalo o resultado era bastante injusto para a equipa visitante, que pecava demasiado na finalização. A abrir a segunda parte, quem marca é de novo a Ranha, Licínio perde a bola na área para Miguel que sozinho perante Alexandre bisa no encontro. A Ranha após marcar o segundo golo, recuou e a Ilha pressionou bastante, mas Lourenço com uma grande exibição e com alguma sorte, o golo da Ilha continuava a não surgir. A dez minutos do fim e depois de alguma confusão, Sandro melhor marcador da Ilha aproveita e batia pela primeira vez Lourenço. O golo galvanizou a equipa visitante e ao minuto 76, Luís Pinto após jogada pela esquerda restabelece o empate. Ao minuto 79, a Ranha possuiu um livre em zona frontal e Miguel foi o encarregue da sua marcação. Miguel remata bastante colocado e faz Alexandre brilhar, efectuando a melhor defesa da tarde que tirou o golo a Miguel e deixou assim o jogo empatado. Logo de seguida o árbitro indicava o tempo de desconto, e foi no último minuto deste tempo que a Ilha merecidamente marcou o terceiro por intermédio de Ricardito. Vitória suada da Ilha mas inteiramente justa pelo caudal ofensivo que apresentou durante quase todo o jogo.Grande destaque para Lourenço, guarda redes da Ranha que foi o melhor jogador em campo. Boa arbitragem de António Nobre.
Plantel - Futsal Feminino 2008/2009
Plantel - Bambies 2008/2009
Plantel - Escolinhas "B" 2008/2009
Plantel - Escolhinhas "A" 2008/2009
Plantel - Escolas "B" 2008/2009
Plantel - Escolas "A" 2008/2009
Plantel - Sub12 2008/2009
Plantel - Sub13 2008/2009
Plantel - Iniciados 2008/2009
Guarda-Redes: Mauro, Wilson e Samuel
Defesas: Zezito, Rodrigo Couto, Rodrigo Miguel, Joni Gaspar, Pedro Gaspar, João Pedro e Migas
Médios: André Fernandes, Carlitos, João Rui, Fábio Duarte, Yoan, Yvan, Roberto e Evandro
Avançados: Rafael Victorino e Ricardo Roque
Equipa Técnica:
Treinador: Daniel Francisco
Adjunto: Nuno Fernandes
Plantel - Juvenis 2008/2009
Plantel:
Guarda-Redes: Alexandre Silva e Galga
Defesas: Luís Pinto, Silvestre, Licinio, André, Nicola, Bruno Duarte e Diogo
Médios: David Fernandes, João Couto, Ricardo Santos, João Leopoldo e Avelino
Avançados: Sandro, Ricardito, Brunito e Luis Afonso
Equipa Técnica:
Treinador: Sílvio Brincano
Adjunto: Gil Pinto
Plantel - Seniores 2008/2009
Plantel:
Guarda-Redes: Bruno, Álvaro, e Tomé
Defesas: Gil Pinto, David, Artur, Nuno Pereira, Micas, Nuno Fernandes, Pedro Pedrosa, Luís e Cláudio
Médios: Ricardo , Marco Fernandes , Miguel Couto ,Vasco , Bruno Martins , Rui , Olivier , Guilherme.
Avançados: Marco Couto , Nico , Milton e Faria.
Equipa Técnica:
Treinador: Ácacio Domingues
Adjunto: Jorge Pinto
Massagista: Jerusa
Presidente: Jorge Mota